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Festa do Fusca: Confira as raridades que desfilaram na Noite do Fusca

17 de Jan de 2025 | 10:00h

Festa do Fusca: Confira as raridades que desfilaram na Noite do Fusca (23-06-10) - O Dia do Fusca, comemorado em 22 de junho, levou milhares de pessoas ao Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, para ver modelos raros do simpático Volkswagen. Quem gosta do besouro teve a oportunidade de ver séries especiais, modelos originais e também modificados. Afinal de contas, o Fusca admite muita criatividade quando se fala em personalização. Um dos modelos mais íntegros era o Fusca 1986 dourado, última série, quando o carro deixou de ser fabricado pela primeira vez no Brasil. Equipado com motor 1600, tinha bom desempenho, e exibia todos os detalhes como frisos, faróis, rodas e pneus originais. Outro carro interessante era o Fusca 1954, da época em que o carro era importado da Alemanha, montado e vendido em São paulo pela Brasmotor. O diferencial são as “bananinhas”, aletas colocadas na coluna que sinalizavam a mudança de direção, no tempo em que não haviam setas integradas às lanternas e faróis. Ao seu lado, um modelo 1978, na cor azul colonial, que trazia como “inovação” o bocal externo para abastecimento de combustível. Outro Fusquinha difícil de se ver, era a série esportiva “Bizorrão”, que trazia o Fusca com motor 1600 com dupla carburação (com 65 cv), escapamento esportivo na lateral, desembaçador traseiro, bancos reclináveis, painel com com conta-giros, marcador de temperatura, relógio e amperímetro, volante especial com três raios, além das rodas aro 14 usadas no Brasília. A marca registrada era a peça plástica colocada sobre a tomada de ar da tampa traseira, que se assemelhavam às asas de um besouro. Um dos carros mais interessantes da exposição era o Fusca 1965, que pertenceu ao Consulado Sulafricano no Brasil, e que trazia exclusiva direção no lado direito, já que na África do Sul (colônia da Inglaterra), usa-se o sistema da mão inglesa. Para quem gosta de carro especial, havia diversas opções de carros customizados, com som pesado, pintura especial, faróis modificados e interior totalmente personalizado. Diferente dos especiais, o Fusca “pé de boi”, era a série mais simples do sedan, vendido no Brasil durante a década de 1960. Com financiamento oferecido pela Caixa Econômica Federal (em tempos de crédito restrito), o carro tinha pára-choques pintados na cor branca, ausência de frisos e “opcionais” da época. Difícil é achar um original, já que ninguém queria um carro tão simples e incrementava com acessórios. Um Fusca de alta patente chamou a atenção dos visitantes: era um modelo 1200, fabricado em 1957, com interior vermelho e serviu como Rádio Patrulha até meados da década de 1970. Muitos carros esportivos exibiam soluções interessantes como o teto panorâmico revestido com capota de lona, faróis de milha e rodas especiais, tais como os Fusca vendidos pela concessionária Dacon, que customizava muitos carros da marca. Os Fuscas mexicanos não apareceram como era esperado, mas muitos modelos nacionais representaram o “Vocho”, como é conhecido por lá. Muitos donos de Volkswagen incrementam seus automóveis com as setas grandes, rodas esportivas dos Porsche, e equipamentos comuns no modelo de maior sucesso da história da indústria mexicana. Afinal de contas, o modelo sedan só deixou de ser fabricado no México em 2003.


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