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DNIT libera R$ 105 milhões para manutenção da BR 367

10 de Jan de 2025 | 10:00h

DNIT libera R$ 105 milhões para manutenção da BR 367 São R$ 20,1 milhões por ano para conservar 219,5 quilômetros O DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre abrirá editais do PRO-CREMA - Programa de Contratação, Restauração e Manutenção por Resultados que prevê intervenções no pavimento de 57% da malha rodoviária federal sob sua responsabilidade em o país. Para executar as melhorias em 32 mil quilômetros, do total de 55,6 mil quilômetros de rodovias pavimentadas serão investidos cerca de R$ 16 bilhões em cinco anos. Os primeiros editais do PRO-CREMA contemplam 5.649 quilômetros de 27 rodovias em nove Estados, com investimento aproximado de R$ 3,6 bilhões Neste programa, consta o valor de R$ 105,5 milhões para conservação da BR 367, durante 5 anos. Ou seja, anualmente, a BR que corta o Vale do Jequitinhonha, gastará R$ 21 milhões em sua manutenção, em um trecho de 219,5 quilômetros. Este trecho equivale ao início do asfalto , km 79,9, entre Jacinto e Almenara, no Baixo Jequitinhonha até o km 299,4, no Entrocamento MG 114, Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha. Todo este trecho está asfaltado indo de Jacinto, passando por Almenara, Jequitinhonha, cruzando com a BR 116, em Itaobim, passa por Itinga, Araçuaí, chegando a Virgem da Lapa. Segundo o último relatório do DNIT sobre as condições das rodovias federais, publicado no dia 22.12.2011, no site do órgão público, consta o seguinte: INÍCIO PAVIMENTAÇÃO (JACINTO) - ENTRONCAMENTO MG-105 (JEQUITINHONHA)- 79,9 ao 152,9 - Trecho asfaltado, porém a pista encontra-se em condições precárias. ENTRONCAMENTO MG-105 (JEQUITINHONHA) - ENTR BR-116 (Itaobim) - 152,9 ao 217,6 Trecho em boas condições de trafegabilidade. Sem buracos. Sinalizações vertical e horizontal em bom estado. Contrato manutenção e restauração vigente. ENTRONCAMENTO BR-116 (Itaobim) - ENTR MG-114(A) (Virgem da Lapa, na entrada para Berilo) - 217,6 ao 301,4 - Trecho delegado ao DER/MG. A portaria do Ministério dos Transportes que estabelece princípios e diretrizes do Programa foi publicada no Diário Oficial da União no dia 21.12. Ela prevê que os contratos dessa modalidade terão duração de cinco anos e que, a partir da ordem de início, as empresas contratadas deverão concluir os serviços de restauração em até 36 meses, além de executar a manutenção durante toda a vigência do contrato. O programa usa como base projetos executivos que definem intervenções mais profundas no pavimento das rodovias, baseadas em soluções de pavimentação que posam garantir boa trafegabilidade por período de até dez anos. Os projetos também incluem sinalização horizontal e vertical e em alguns casos a manutenção de Obras de Arte Especiais. As licitações serão realizadas com edital padrão. Os primeiros editais com processos licitatórios já instruídos contemplam 5.649 quilômetros de rodovias e devem ser publicados até janeiro. Em janeiro a sede do DNIT em Brasília abrirá licitações programadas para o estado de Minas Gerais. Para conferir as concorrências já preparadas com as rodovias, extensões e valores das obras nos Estados, segundo Evandro Alvarenga, da Assessoria de Imprensa do DNIT. TRECHO A SER CONSERVADO: BR-367/MG LOTE 08Km 79,90 - Km 299,40 219,5 VALOR : r$ 105.570.095,00. Veja nos links abaixo e veja detalhe da Licitação: >> http://www.dnit.gov.br/noticias/comecam-licitacoes-do-programa-que-vai-recuperar-mais-da-metade-da-malha-rodoviaria-federal >> http://www.dnit.gov.br/sala-de-imprensa/imagens-noticias/planilha-crema-2.pdf >> http://www1.dnit.gov.br/rodovias/condicoes/condicoesdrf.asp?BR=367&Estado=Minas+Gerais&DRF=6 FONTE:blog do banu


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