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Governo Federal liberou R$ 59,5 milhões para o DER asfaltar BR 367
13 de Jan de 2025 | 10:00hGoverno Federal liberou R$ 59,5 milhões para o DER asfaltar BR 367 FONTE:Via Blog do Banu Onde o Governador Aécio Neves gastou a verba do asfalto? O convênio foi concluído, a prestação de contas foi feita, mas a pavimentação não aconteceu. A pavimentação da BR 367, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas, continua realmente uma novela. O Governo Newton Cardoso, até 1989, construiu asfalto de Araçuaí-Itinga-Itaobim-Jequitinhonha-Almenara, no Médio e Baixo Jequitinhonha, no nordeste de Minas, com um extensão de 165 km. E fez outro trecho: Diamantina-Couto Magalhães de Minas-Turmalina-Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, com uma extensão de 220 km. De Araçuaí a Virgem da Lapa, em 1991, 38 km, foi feito pelo governo Hélio Garcia. Recentemente, em maio, o DNIT publicou uma Ordem de Serviços para a empresa CONSOL elaborar o projeto técnico de engenharia dos trechos que ainda não foram asfaltados. O prazo é de um ano e 2 meses para entrega do projeto da obra. Depois, novo edital deve ser publicado para a concretização do asfalto. A reportagem do jornal Estado de Minas, desta segunda-feira, 03.05, fez um estardalhaço sobre o abandono da BR 367 pelo governo federal. Mas não citou uma parceria feita entre o DER - Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Geais e o DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte Terrestre, do Ministério dos Transportes. Durante 20 anos, de 89 a 2008, a BR 367 foi entregue ao DER. O convênio 479.166 entre o DER-MG e o DNIT garantiu a liberação de R$ 59.546.520,08. A duração do convênio foi de 05.07.2002 a 31.12.2008. Consta no Portal da Transferência da Presidência da República que o convênio foi concluído. Isso quer dizer que a obra foi executada e o dinheiro gasto no objeto do convênio. Mas, não há asfalto. O povo diz que no mapa tem, mas no chão de poeira e pedra, não. Mais de R$ 59 milhões liberados para o DER MG. Onde este dinheiro foi aplicado? De 2002 a 2005, o governo federal repassou recursos para o Governo de Minas concluir o trecho de asfalto entre Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa, e o de Almenara-Jacinto-Salto da Divisa. Apenas 8 km foram realizados, entre Chapada do Norte e Minas Novas, deixando uma ponte sobre o Rio Fanado, em Minas Novas, sem o encabeçamento. E nenhuma explicação foi dada nem pelo DER, nem pelo DNIT. Milhões foram para o ralo. A falida empreiteira Minas Sul, dona do contrato, terceirizou a obra com a ENGESA. As duas empreiteiras faturaram muito nesta obra não realizada. Confira aqui detalhes do convênio: portaltransparencia.gov.br/convenios/DNIT/DER.MG/BR 367 http://portaltransparencia.gov.br/convenios/DetalhaConvenio.asp?CodConvenio=479166&TipoConsulta=1 CONVÊNIOS POR ÓRGÃO CONCEDENTE UF: MG Município: BELO HORIZONTE Detalhes do Convênio Número do Convênio SIAFI: 479.166 Situação: Concluído Nº Original: TT-005/2002 Objeto do Convênio: OBRAS DE COMPLEMENTACAO AS IMPLANTACAO E PAVIMENTACAO DOS TRECHOS MI-NAS NOVAS- CHAPADA DO NORTE - BERILO - VIRGEM DA LAPA, KM 369,2 AO KM301,4 DO PNV, COM 69,0 KM DE EXTENSAO E ALMENARA - (ESTACA 500) -JACINTO - SALTO DA DIVISA KM 102,6 AO KM 0,00 DO PNV, COM 88,60 KM DE EXTENSAO E CONSTRUCOES DE OBRAS DE ARTES ESPECIAIS NO TRECHO ALMENARA - SALTO DA DIVISA, NA RODOVIA BR 367/MG. Orgão Superior: MINISTERIO DOS TRANSPORTES Concedente: DEPART. NAC. DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE Convenente: DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO EST DE M GERAIS Valor Convênio: 59.546.520,08 Valor Liberado: 59.546.520,08 Publicação: 05/07/2002 Início da Vigência: 05/07/2002 Fim da Vigência: 31/12/2008 Valor Contrapartida: 6.597.220,00 Data Última Liberação: 11/07/2005 Valor Última Liberação: 1.000.000,00 Em abril de 2012, o governo federal assinou um convênio com o DER-MG para que o órgão estadual publicasse um Edital para a elaboração de um novo projeto técnico de engenharia, em um valor de R$ 7,4 milhões. Para explorar politicamente a não realização do asfalto pelo governo federal, o DER MG enrolou um ano e não publicou nada. O DNIT anulou o convênio até então existente entre os dois governos, e voltou a ficar responsável pela BR 367. Mesmo assim, o DNIT enrolou dois anos para contratar empresa para elaborar o projeto citado acima. Confirme aqui: br-367-der-enrola-dnit-lava-as-maos link: http://blogdobanu.blogspot.com.br/2010/11/br-367-der-enrola-dnit-lava-as-maos.html Enfim, a questão não é de burocracia. É politica mesmo. O governo do Estado não se interessa em asfaltar para exploração eleitoral, mesmo recebendo recursos para este fim, afirmando que só ele faz, e conta com a conivência da imprensa mineira. O Governo federal não coloca a obra de asfalto da BR 367 como prioridade. A Bancada de Parlamentares mineiros da mesma forma. Em 2010, Lula e Dilma prometeram asfaltar a rodovia. E até agora, pouco adiantou o projeto da obra. O Governo de Minas também colocou na sua programação no Caminhos de Minas, mas nada faz para que a obra aconteça. Muito pelo contrário. Depois de 14 anos paralizada, somente com a pressão do então deputado federal Carlos Mota (PSB-MG), natural de Minas Novas, a obra reiniciou , em 2003. Mas, paralizou de novo, com a não reeleição de Mota. Então, falta pressão política para a obra sair do papel. Os deputados aqui votados e eleitos não dão bola para a obra. Eles preferem as suas regiões de origem. E dão banana pro povo do Vale. Os prefeitos e vereadores cruzam os braços. A população também, embora vez ou outra alguns grupos se movimentem. Leia mais aqui: Tres-cidades-do-vale-cortadas-pela-BR 367.estão sem asfalto link: http://blogdobanu.blogspot.com.br/2013/06/tres-cidades-do-vale-cortadas-por-brs.html FONTE:Via Blog do Banu
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