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Governo Anastasia “deve” 812 km de asfalto para o Vale do Jequitinhonha e Mucuri
14 de Jan de 2025 | 10:00hGoverno Anastasia “deve” 812 km de asfalto para o Vale do Jequitinhonha e Mucuri Programa Caminhos de Minas , lançado em 2010, prometia 860,2 km de asfalto para o Jequitinhonha e Mucuri, mas até hoje só 48,8 km foram autorizados E o pior: apenas 4 km estão previstos para 2013. Lançado m 2010 pelo governo do Estado como promessa de indução ao desenvolvimento, o programa Caminhos de Minas não atingiu até agora, no Jequitinhonha e Mucuri, nem 5% da meta prevista. A promessa era pavimentar 19 trechos m uma extensão de 860,8 km de estradas de terra na região, mas até hoje apenas 48,9 km entre Malacacheata e Água Boa foram autorizados. Na revisão do PPAG - Plano Plurianual de Ações Governamentais estavam previstos 4 km de asfalto para o Vale do Jequitinhonha, em 2013. Este fato foi denunciado na Audiência Pública da Assembléia Legislativa de Minas, em Araçuaí, em 30 de outubro de 2012. Porém, nada foi alterado para a região. O Governo Anastasia está “devendo”, portanto, 812 km de asfaltamento para os Vales, incluindo ligações como Capelainha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves, de 99 km. Há ainda a promessa de pavimentar a BR 367, uma rodovia federal, que liga o Vale ao sul da Bahia. “Como querem acabar como estigma de Vale da Miséria se não há preocupação em asfaltar a região?”, cobra o prefeito de Minas Novas, Gilberto Gomes. Na área de Minas Novas, a situação é uma dos piores. De um lado, o caminho para Chapada do Norte, Berilo e Virgem da Lapa é pura poeira em uma rodovia federal, a BR 367. Também na vizinhança, o trecho MG-114 para José Gonçalves de Minas e a via municipal para Leme do Prado também são de terra. Todos esses acessos estão previsto no Caminho de Minas, mas ainda estão longe de se tornarem realidade, pois só o projeto de engenharia está em fase de licitação. Ainda nas proximidades de Minas Novas, a MG-307, que dá acesso a Francisco Badaró e Jenipapo de Minas, sequer consta do programa do governo do Estado. O prefeito de Minas Novas, Gilberto Gomes, hoje com 33 anos, diz que cresceu ouvindo a promessa de asfaltamento da BR 367. Ele acredita que a falta de asfalto impede o progresso dos municípios, no caso do entorno de Minas Novas, é o principal problema para a expansão do comércio, da agricultura e de outras atividades econômicas. O prefeito Gil ressalta a necessidade dos prefeitos se mobilizarem para cobrar uma resposta rápida da União e do Estado m relação às demandas de asfaltamento. “A ligação de Minas Novas para Jenipapo de Minas e Francisco Badaró, por exemplo, atenderia uma grande população da região, incluindo vários distritos de Minas Novas, mas essa obra não está nem prevista”, disse. O empresário Warley Monteiro, proprietário da Maximus Informática, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, sabe muito bem o que é enfrentar grandes trechos de terra, poeira e buracos. Quando chove é um lamaçal só. Ele tem clientes em pelo menos 20 cidades da região e viaja quase diariamente. Seu veículo já ficou atolado em época de chuva, em muitas vezes, e vários clientes não puderam ser atendidos porque as estradas estavam intransitáveis. “Isso acontece em Setubinha, Malacacheta, Chapada do Norte, Berilo e vários outros municípios. Os prefeitos até tentam amenizar o problema tratorando as estradas, mas quando chove não há paliativo que resolva”, declara. Asfalto na estrada de terra Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves foi prometida por Anastasia e Aécio Neves, em comício em Capelinha, na campanha eleitoral de 2010. PROGRAMA CAMINHOS DE MINAS CONHEÇA NOSSOS "CAMINHOS DO VALE" QUE O GOVERNO NOS DEVE 19 TRECHOS DE RODAGENS DO VALE DO JEQUITINHONHA E MUCURI. PROJETOS DE ENGENHARIA A LICITAR ( 11) Novo Cruzeiro/Entroncamento Araçuaí (LMG 678) – 92 km Jequitinhonha/Pedra Azul (MG 105) – 554 km Entroncamento Coronel Murta/Entroncamento Virem da Lapa ( MG 114) – 36 km Capelinha/Itamarandiba/Senador Modestino Gonçalves (MG 214) – 99 km Rio do Prado/Rubim ( MG 406) – 31 km Chapada do Norte-Leme do Prado (municipal) – 17 km Ladainha/Novo Cruzeiro (municipal) – 34 km Ataléia/Divisa MG – ES(MG 412) – 18,5 km Ataléia/Ouro Verde de Minas (municipal) – 22,5 km Carlos Chagas-Pavão (municipal ) 68,2 km Carlos Chagas,Entroc. MG 418/Divisa MG-ES (MG 405) – 33,5 km Movimento Caminhos do Vale cobra do Governo de Minas compromisso de asfalto em estradas e rodagens da região PROJETOS DE ENGENHARIA EM LICITAÇÃO (6) Almenara/Jacinto/Salto da Divisa (BR 367) – 61,2 km Minas Novas, contorno (BR 367) – 1,2 km Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa (BR 367) – 59,7 km Virgem da Lapa – Lelivéldia- Entronc José Gonçalves de Minas (MG 114) – 40 km Almenara-Pedra Azul (sub-trecho Pedra Grande) MG 406 – 35 km Almenara-Pedra Azul (sub-trecho Pedra Grande) MG 251 – 58 km PROJETO DE ENGENHARIA CONCLUÍDO (01) Capelinha/Setubinha ( MG 211) – 50 km OBRA CONTRATADA (01) Água Boa – Malacacheta (MG 217) – 48,6 km Reportagem de Regiane Marques Sampaio, no jornal Acontece Regional, Edição 28, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, Via Blog do Banu
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